Sede da Associação do Saco dos Mirandas.


A Associação do Saco dos Mirandas, é uma associação quilombola, com sede localizada no Sítio Saco dos Mirandas, Zona Rural do Município de Mata Grande, no Sertão de Alagoas. Há anos existe, porém há pouco mais de um ano começou ser alvo de críticas após se politizar.

O que muitos não sabem, é que a presidente em exercício a Sra. Edneide dos Santos, está com seu mandato vencido. Para muitos a surpresa, e para aqueles que vivem na comunidade asseguram que a Associação é gerida a mão de ferro. Ao ouvir uma das pessoas daquela comunidade ela indagou: Aqui no Saco dos Mirandas é contada as pessoas que gostam dessa mulher, ela gosta de humilhar as pessoas, e as ações que vem para quem precisa é escolhido a dedo. "Se somos uma associação todos nós deveríamos ter direito". Indagou uma das associadas.

Ouvimos também pessoas da mesa diretora, e uma dessas pessoas ouvidas assegurou: "Recebi o convite para ser presidente, mais não aceitei, o meu tempo é pouco e não tenho disponibilidade para correr atrás de recursos para associação. Daí fizeram uma reunião e apresentaram um tal de Betinho Alencar de Mata Grande, ele não é daqui e além do mais, ninguém aqui sabe quem é ele. Todos nós votamos a favor, só que em seguida descobrimos que era apenas uma jogada política. Esse cidadão é cabo eleitoral do ex-presidente da câmara de vereadores de Mata Grande, que foi derrotado nas urnas na última eleição Júlio Brandão. Foi onde descobrimos que através do Júlio e da esposa dele a associação ganharia um trator para ajudar os associados, a notícia na época foi tão boa que não imaginariamos que fossem apenas usar o nome da nossa associação, pois o trator veio mais aqui na comunidade não sabemos nem que cor é esse trator. Nos sentimos usados, e apartir daí fizemos outra reunião e todos os sócios assinamos para a retirada do rapaz que foi eleito presidente. Ou seja ele aqui não é e nunca vai ser presidente da nossa associação". Finalizou.



Nossa equipe não parou por aí, fomos em busca de ouvir mais pessoas da comunidade. E nos separamos com uma senhora de 60 anos, e indagada pela pergunta: A senhora conhece algum associado aqui da comunidade que já teve alguma terra arada com o trator que a associação ganhou? Meu filho, esse trator nunca apareceu aqui, a gente se quiser no tempo de cortar a terra temos que pagar a quem tem bois, uma diária de 250 reais. A gente houve só falar nesse trator mais nunca nem vimos." Frizou a senhora de 60 anos.

Tentamos contato com a presidente que mesmo com seu mandado vencido, ainda continuo como presidente em exercício, mais não obtivemos êxito.

Ao conversar com outros presidentes de associações do município ressaltaram, que: Além de ser ilegal um presidente exceder quatro anos de mandado os associados são os maiores prejudicados. "Em um caso desses deve-se em caráter de urgência ser convocada uma assembléia e ser escolhido através do voto uma nova mesa diretora". Disse um dos presidentes.

Vale ressaltar que o trator adquirido pela associação dos Quilombolas do Saco dos Mirandas trata-se de uma emenda parlamentar do deputado Arthur Lyra que na época era aliado a Júlio, e Laís Brandão. Nos bastidores da política, comenta-se que houve um rompimento devido a não cumprimento dos acordos.

O que ainda não se sabe, é: Onde está o trator que por lei pertence a associação, e quem está responsável por ele? 

Estás respostas você leitor terá em breve através de mais uma matéria exclusiva.