Com o tema: Orgulho ser quilombo- Viva Mareval!

Água Branca, mais uma vez se destaca no sertão por suas diversas expressões culturaus existentes em seus povoados e quilimbos. o munícipio conta com 06 (seis) quilombos certificados pela Fundação Palmares e que no dia 31 de julho. com um dia de atividades culturais, palestras, homenagens, premiações e oficinas, realizou o evento que aconteceu no Quilombo do Cal. O produtor Amosiel Feitosa, idealizador do evento, identificou o o povoado como um quilombo icônico por ser a morada do Mestre Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, o Mestre Deca, líder do grupo de guerreiros de Santa joana e do grupo de dança de São Gonçalo. O produtor explica que o festival tem o objetivo de reforçar a identidade cultural, promover a integração cultural dos quilombos de forma segura e celebrar a memória dos negros quilombolas que perderam suas vidas na pandemia. Além de reforçar a cultura local e a força das lideranças femininas dos quilombos.

Contando com a presença de lideranças quilombolas do munícipio de Água Branca, grupos culturais e autoridades locais, o Festival Afrosertanejo aconteceu no dia 31 de julho no Povoado Cal no Munícipio de Água Branca, sob forte comoção e de forma batante organizada seguindo os decretos de distanciamento do Governo do Estado de Alagoas e as regras higiênicas: medição de temperatura, distanciamento soxial, espaço aberto, uso de máscaras e álcool 70 pelos participantes. Vale ressaltar que todos os inscritos quilombolas já estavam vacinados com a segunda dose e a maioria dos presentes já tinham recebido a primeira dose da vacina. Além disso foi feito inscrição de cada quilombola.


A programaçãop cultural foi recheada de muitas músicas afro, homenagens aos líderes quilombolas que padeceram por Covid-19, distribuição de brindes, palestras, e oficinas culturais de artesenato e bonecas negras. Com a participação dos quilombos Serra das Viúvas, Queimadas, Moreira de Baixo, Lagoa das Pedras, Cal e Barro Preto. O prefeito da cidade José Carlos de Carvalho esteve presente, junto com o vereador Sinhô da Conceição e Tereza Costa, e o Milton Muniz, superintendente e coordenador dos editais e representante da secretária de Estado e Cultura de Alagoas.


Negros quilombolas, professores universitários, visitantes e convidados, brincantes culturais, guerrewiros e mestres negros fizeram acontecer o evento do povo negro. O produtor cultural Amosielk Feitosa, enalteceu a presença do grupo de Dança de Coco Choro de Bela de Pão de Açucar, que junto com seu diretor de cultura Igor Luiz, fizeram acontecer momentos culturaus marcantes.


O evento foi patrocinado pela Lei Aldir Blanc- Edital de Premiação de Projetos e Práticas Culturais Alagoanos ( Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal). Também contou com apoio cultural de empreendedores locais.

Acompanhe as fotos do evento: