Na manhã dessa sexta-feira 19, aprovados no concurso público de Água foram as ruas para chamar atenção da sociedade, gestor municipal, vereadores e autoridades competentes para que seja cumprida a lei.

De acordo com os participantes do protesto o prefeito do município de Água Branca continua com contratados ao invés de cumprir o que rege a lei que é chamar o número de aprovados cujas vagas foram ofertadas em concurso público.

Um carro de som foi colocado em frente a prefeitura para que manifestantes podessem fazer o uso da palavra para cobrar apenas seus direito de forma ordeira e pacífica. E repetidamente o carro de som divugava a seguinte nota abaixo:

Sr. Prefeito Zé Carlos!

"Estamos aqui cobrando a convocação do restante dos  aprovados dentro das vagas  no último concurso público.

Se houve oferta de vagas é porque existe a necessidade de convocação dos aprovados.

Com as aulas prestes a iniciarem e os professores ainda não foram convocados. Aulas remotas também precisam de professores!

As secretarias das escolas estão funcionando e os agentes administrativos educacionais ainda não foram convocados, assim como os vigilantes escolares que estão tendo suas vagas preteridas por contratados.

Até Dezembro de 2020, de acordo com o portal da transparência desse município , existiam 69 professores e 15 vigilantes contratados, bem como os demais cargos. Provando assim a necessidade da convocação dos aprovados .

A Área da saúde não para e ainda há profissionais que não foram convocados .

Sr. Prefeito, não estamos pedindo favor, mas sim, reivindicando o que é nosso direito!"

Nossa equipe do site www.jelielsonbatista.com.br acompanhou a manifestação e registrou com exclusividade toda ação.

O movimento teve início as nove horas da manhã dessa sexta-feira 19, em frente a prefeitura Municipal de Água Branca, após serem recebidos pelo procurardor do município que por sua vez explicou:" Não há previsão para a segunda chamada". 

Os manifestantes se dirigiram até a frente da residência do prefeito para que o mesmo se pronunciace a cerca dos aprovados. Não obtiveram êxito e foram com destino a secretária, fazendo o retorno para a frente da prefeitura, e que no exato momento se depaparam com o prefeito saindo em seu carro e ignorou os manifestantes.

Representantes do movimento asseguram que não iram cansarem até que a lei seja cumprida e os aprovados sejam convocados na forma da lei. Acrescentaram também que estão ali cobrando seus direitos e não pedindo favor.








 o








*NOTA*

A Prefeitura de Água Branca representado pelo procurador-geral do município, Ricardo Eloy, se reuniu com os representantes dos aprovados no Concurso Público em ato realizado nesta sexta-feira (19). Os representantes cobraram uma data para convocação dos restantes dos aprovados. Ficou esclarecido que o Município está seguindo todos os trâmites legais, tendo em vista que o Decreto Municipal Nº 171, de 1º de fevereiro de 2021, possibilitou transcorrer o prazo de validade de um ano do Concurso, podendo ainda ser prorrogada por igual período.

Vale ressaltar que há 16 dias, foi publicado o primeiro Edital de Convocação contemplando diversas vagas, procedimento que ainda não foi concluído para que possa dar continuidade as convocações futuras gradualmente. O Município vem seguindo as orientações da Lei Complementar Nº 173/ 2020 que instituiu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, bem como da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Por fim, a Prefeitura destaca que está agindo dentro da lei, e que está à disposição da população para quaisquer esclarecimentos.

Água Branca, Alagoas, 19 de fevereiro de 2021